FRN... O QUE É?

FRN - Free Radio Network

Tal como o nome indica, é uma rede gratuita de rádio. Através do FRN você pode comunicar com o seu vizinho da casa ao lado, ou com o seu primo que está de férias na China. E o melhor... pode fazê-lo por texto e/ou por voz, sem sequer precisar de ter um rádio.

Para tal, basta instalar o Programa Cliente do FRN no seu computador e fazer as devidas configurações tal como mostra nesse link. O programa pode ser usado em duas vertentes principais: para comunicar diretamente com seus amigos (pc only), ou para ligar um rádio pmr ao seu computador e criar um link de entrada na sala do FRN (gateway).

Para comunicar direto do computador com seus amigos, pode fazê-lo através de mensagens de texto ou utilizar um microfone e as colunas do seu pc.

Para criar um link para a sala/servidor, já terá de ter um rádio pmr e alguns cabos de som. Consulte a secção sobre montagem de um link no frn.

Através de um link/gateway pode-se comunicar através de um rádio pmr com o mundo inteiro. Para tal basta que o link esteja ligado ao servidor. Desde que tenham cobertura do link/gateway, um utilizador com um pmr acede à frequência e comunica com os restantes membros da sala e com os membros cobertos pelos links/gateways ligados nessa mesma sala.

Na rede FRN existem vários servidores, e cada servidor é independente dos restantes não havendo inter-ligação entre eles. Em cada servidor podem estar conectados um sem fim de links/gateways e utilizadores "pc only". Desde que estejam na sala, os utilizadores pc only comunicam com os utilizadores que estejam com rádios pmr ligados aos links/gateways e vice-versa.

A maior rede portuguesa está no servidor portugal.freeradionetwork.pt. Em cada servidor podem existir várias salas de conversação, sendo neste caso "links pmr" a que mais se usa.