MONTAR UM LINK/GATEWAY PARA O FRN

MATERIAL NECESSÁRIO

- Rádio PMR. Por norma os mais utilizados são os silvercrest que se compram no Lidl por 29,90€ o par.

- Cabos de som (podem ser diferentes para cada rádio... consulte a secção dos cabos)

- Computador com windows (um simples magalhães da primeira versão serve)

- Programa FRN Cliente

MONTAGEM

- Instalar o programa FRN cliente no pc.

- Ligar os cabos de som (microfone e áudio) no rádio e no pc. A entrada do rádio (mic) liga à saida de audio do pc. A saída de áudio do rádio (auscultadores) liga na entrada de audio do pc (mic ou audio in). Nós por cá ligamos ao mic do pc.

- Configurar o canal do rádio e de preferência meter um tone (canal 5 tone 100 por exemplo). Deverá selecionar um canal do rádio onde haja pouca afluência de utilizadores na sua zona.

- Ativar a função VOX do rádio.

- Ligue o rádio e abra o programa frn.

- Configure os dados solicitados na opção "definições/settings" -> "identificação/identity". Caso ainda não tenha um indicativo PMR, faça o registo em PMR446. De qualquer modo pode preencher os dados e onde pede o "indicativo" coloque na mesma o seu nome ou um pseudónimo. No caso do link de Viseu, tanto o nome como o indicativo foram preenchidos apenas com "Viseu". Como estamos a configurar um link/gateway, no tipo de cliente deverá selecionar a opção gateway. Em definições do rádio: coloque a frequência do canal pmr escolhida, modulação FM e o tone ctcss escolhido. Clique em obter password. Faça aplicar assim que lá apareça a password.

- Com essa parte do programa já configurada, vamos configurar a interface. Vá a definições/settings -> interface. Em "pc para rádio" selecionar "usar vox no rádio". Em "rádio para pc" selecionar "usar vox no programa". Em atraso de cortesia colocar 400, em ligar atraso 200, em desligar atraso 2000, em tempo de silenciador 100. No nível de vox, puxe ambos 2 a 3 mm abaixo do máximo. Ok. Estas configurações poderão variar mediante o tipo e marca de rádio que estiver a utilizar, podendo ser alteradas a qualquer momento depois de efetuar os devidos testes.

- De seguida a configuração do áudio. Definições -> definições de áudio. Selecione o dispositivo de saída (altifalantes ou auscultadores) e o de entrada (microfone ou audio in). No volume de saída e de entrada, coloque ambos a meio. Depois de ligado pode-se fazer os ajustes necessários.

- Vá agora a definições -> anúncios e desactive tudo.

- Vamos agora ligar ao servidor. Antes de colocar o seu link ativo, convém fazer os testes de som (entrada e saída). Para o efeito, em servidor coloque o endereço portugal.freeradionetwork.pt (é o servidor onde estamos) ... não mexa na porta que por norma é sempre a 10024. Em "net" ou sala escreva test. Faça ligar.

- Está agora ligado ao servidor e dentro da sala Test. Esta sala serve para fazermos os nossos ajustes de áudio. Dentro dessa sala encontra-se um "papagaio" que irá repetir aquilo que falar. Com outro rádio, meta-o na mesma frequência e tone do rádio que está ligado ao pc (o seu link). Utilize esse segundo rádio para os testes. Carregue na ptt, fale qualquer coisa... o papagaio irá gravar e repetir o que disse. Verifique a qualidade de som. Se não estiver ao seu agrado, vá novamente às definições de áudio e aumente ou diminua os volumes de entrada e/ou saída... faça novo teste de som. Altere e faça os testes necessários até obter uma boa qualidade.

- Depois de tudo afinado, no cimo onde escreveu "Test", selecione "links pmr" e faça ligar. Terá assim o seu link operacional na rede. Assim que possa faça um novo teste. Faça uma chamada geral na sala a perguntar se tem alguém na escuta. Apresente-se... cumprimente... e peça indicação de como esta a ser escutado pelos restantes colegas. Se houver algo a corrigir nas configurações de som, os colegas presentes na sala irão com toda a certeza ajudá-lo.

Boa sorte! Boas comunicações!